Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ESPAÇO DE APREDIZAGEM OU DE EXCLUSÃO?

A saia justa da exclusão
Acabo de assistir, no Fantásticvo nosso de cada domingo, a matéria sobre a expulsão da estudante que usou uma saia justa e curta e, por isso, foi expulsa da faculdade.
O fato me faz pensar no quanto ainda estamos longe de uma sociedade igualitária, democrática e, ainda, no quanto estamos produzindo em nossos jovens posturas preconceituosas e equivocadas. O que mais me assustou na reportagem, não foi a postura da instituição que se diz de ensino mas, o discurso de um jovem universitário, aluno de engenharia que, envolvido no movimento de agressão à aluna da saia justa, afirmou que a roupa e o comportamento ousados da moça denegriram a imagem da universidade.
O que nós, educadores, ativistas de direitos humanos, seres humanos pensantes, estamos fazendo com nossa sociedade?
Como promover avanços na educação, na garantia de direitos, em uma sociedade na qual a saia justa de alguém provoca tamanha reação preconceituosa de jovens e dos próprios "educadores"?
Cabe a nós, a partir desse episódio, atuar fortemente na transformação dessa sociedade de preconceitos velados, de valores retrógrados e de verdades hipócritas.
Pensemos nisso
grande abraço
Naira Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário