Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jardim Sensorial Projetado para pessoas cegas e com deficiência visual


Jardim Sensorial, localizado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), é um espaço projetado especialmente para visitantes com deficiência visual. A partir de 2007, ele foi reformado e revitalizado. De lá para cá foi implementado um programa de Educação Ambiental Inclusiva (EAI)

No Programa foram executadas duas modalidades de atividades: A Vista Guiada com monitores cegos e palestras, oficina de Braille para vidente e a oficina de argila de olhos vendados com a escultora cega Rose Queiroz.
A EAI vem proporcionando um espaço lúdico, educativo, integrado e, principalmente, a promoção dos cegos no mercado de trabalho", conta a coordenadora do projeto Jardim Sensorial, Shizue Tamaki, que desenvolve programas de atividades inclusivas e ambientais, utilizando materiais táteis e acessíveis para cegos.

De acordo com a coordenadora, o projeto tem tido muita procura por escolas públicas e privadas e instituições de deficientes. Por isso, o projeto conta com a ajuda do voluntariado duas vezes por mês.

"Fazemos palestras e oficinas com profissionais de inclusão ou deficientes que atuam na área conforme o calendário ambiental e inclusivo"

Desde de 2008, o projeto Jardim Sensorial atende 6 dias por mês, das 9h00 às 15h30. As visitas para grupos podem ser agendadas pelos telefones (21) 2232 7207 ou (21) 8159 0966.




Nenhum comentário:

Postar um comentário