Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio ganha Olimpíadas e Paraolimpiadas de 2016


O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, fez o anúncio, que foi motivo de festa na platéia do local da cerimônia, na Dinamarca, nesta sexta-feira.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o ministro do Esporte, Orlando Silva, e todos os membros do Comitê de Candidatura Rio 2016 que participaram da cerimônia comemoram a vitória da cidade brasileira com uma bandeira verde e amarela nas mãos.

Depois de três tentativas fracassadas, o Brasil finalmente ganhou a disputa pela sede dos Jogos Olímpicos. Agora, o governo brasileiro pode se preparar para colocar a mão no bolso. O projeto brasileiro é estimado em R$ 25,9 bilhões, cifra sem precedentes na história do esporte nacional.

Agora, com a vitória, o Rio de Janeiro precisa acabar com a desconfiança de que cometerá os mesmos erros do Pan. Para colocar os Jogos Pan-Americanos de 2007 de pé o Rio gastou bem mais do que estava previsto no orçamento e não entregou alguns pontos chaves do projeto, como a melhoria na rede de transporte.

O transporte, aliás, é um dos pontos fracos do projeto para 2016. O sistema de hotelaria da cidade também causa preocupação, uma vez que o Rio ainda não tem a garantia de que todos os quartos prometidos serão entregues.

Para resolver os problemas, o Rio de Janeiro apostou no maior orçamento entre as cidades finalistas. A Olimpíada de 2016 vai custar cerca de US$ 14 bilhões, com os gastos divididos entre os governos federal, estadual e municipal e a iniciativa privada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário