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sábado, 11 de julho de 2009

Carta aberta da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down

No começo do anos 80 o conceito de Inclusão Total começou a tomar conta do Brasil.
Defensores da idéia como Marsha Forest e Jack Pearpoint influenciam familiares e professores com a idéia de que pessoas com deficiência podiam e deviam conviver e aprender com todas as crianças, e provaram que isso era possível,”Inclusão tem tudo a ver com mudança”.

Estar incluido quer dizer estar junto, compartilhar, crescer e construir com a própria geração, significa também pertencer, exercer cidadania e existir frente à sociedade como sujeito de direitos e deveres. É preciso considerar que a educação inclusiva como conceito de Educação para Todos(as),onde não existe a presença do mas,não há espaço para exceções. Lugar de criança é na escola regular e dentro da classe comum,não importa a etnia, classe,orientação sexual, população,ou se é do campo ou da cidade. Pertencer é um direito, e no caso da criança, é dever da família, do Estado e da sociedade , e por isso mesmo, todas as crianças podem e devem estudar e conviver dentro da escola, com os pares da sua própria geração, e dessa maneira ter garantida a posssibilidade de, em conjunto, construir passo a passo a cidadania.

A deficiência perpassa por todos os segmentos e setores da sociedade, e é alarmante o fato de que 80% das pessoas com deficiência são pobres e excluidas da mesma forma que grande parte da população brasileira, que não teve muitas oportunidades, entre elas o direito de estudar.

Um dos grandes avanços que percebemos é a mudança desse quadro,em um Brasil que tenta equiparar direitos, com mais oportunidades para todas as pessoas e com políticas públicas que incluem as pessoas com deficiência na sociedade, começando pelo sistema de ensino, da educação infantil até a universidade.

O papel da SEESP/MEC vem sendo desempenhado no sentido de cumprir a legislação vigente, da nossa Lei maior à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que equivale à Emenda Constitucional, e respeitando as hierarquias legais.O apoio da SEESP é fundamental para o avanço e conquistas, seja hoje na escola,seja na universidade, e seja no futuro dentro do mercado de trabalho..

Inclusão para a Autonomia é o que queremos e precisamos fazer que aconteça para os nossos filhos e filhas, inclusão em todas as àreas, começando pela educação, em busca do futuro sem segregação, com pares com e sem deficiência, de todas as cores e tamanhos, culturas e religiões,ou seja, com a cara do Brasil.

Essa é a meta da inclusão, transformar a sociedade para que seja de todos e todas e eliminando toda e qualquer forma de preconceito e discriminação, com o entendimento de que somos todos Gente e iguais nas diferenças, independente de qualquer coisa.

Crianças e adolescentes com síndrome de down PODEM, e cabe a nós, familiares, apoiadores e parceiros, reconher e fortalece-los em seus direitos, para que façam suas próprias escolhas,sejam independentes e tenham autonomia,e sempre que necessário, com todo apoio.

Sabemos que já avançamos muitos, mas ainda temos uma longa estrada a percorrer, e queremos fazer isso em parceria com o Governo e a sociedade, pois nada atinge o outro sem que nos atinja também, e a construção da sociedade inclusiva, de tijolo em tijolo, envolve todos os atores que lutam por um mundo melhor,acessível,inclusivo,mais justo,humano, livre de barreiras atitudinais,e onde um cromossomo a mais não seja justificativa para preconceito,discriminação e segregação.

Vamos em frente por que juntos somos fortes!

Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down-FBASD
End: CRS 507 Bloco 67 / CEP:70.351.520 Brasilia-DF / Tel 61-32448514
e-mails:
secretariafbasd@gmail.com ou presidentefbasd@gmail.com


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