Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O RETORNO DO TUBARÃO


O atleta paraolímpico Clodoaldo Silva, embarcará nesta madrugada de sexta-feira (9), para a cidade de Goiânia-GO, onde disputará a primeira etapa regional Centro- Leste, que ocorrerá no fim de semana. Essa é a primeira vez que a cidade sediará um evento desse porte. Serão 722 atletas, de 12 estados, buscando um único objetivo, alcançarem o índice mínimo estabelecido para se classificar para as etapas nacionais do circuito, que acontecerão na cidade de Fortaleza-CE, São Paulo-SP e Porto Alegre-RS.

Os goianos terão a oportunidade de ver em ação o melhor atleta paraolímpico da história do nosso país, onde em três paraolimpíadas (Sidney 2000; Atenas 2004 e Pequim 2008), ganhou seis ouros, cinco pratas e dois bronzes totalizando uma conquista de 13 medalhas paraolímpicas. A última competição oficial de Clodoaldo Silva foram nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Após as paraolimpíadas o nadador passou um longo período afastado das piscinas, pelos seguintes motivos: Dois meses antes do parapan americano de 2007 começou a sentir fortes dores lombares, onde através de exames, os médicos diagnosticaram um rápido desgaste dos discos intervertebrais. A recomendação era para que ele imediatamente parasse. Por escolha própria, decidiu que continuaria a competir nos jogos do Rio e nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, logo após iniciou o tratamento. Houve todo um planejamento para a reabilitação onde está cumprindo com toda dedicação e atenção que o caso merece. Se a vida do atleta foi tranquila dentro das␣piscinas em 2009, fora delas não se pode dizer o mesmo. Ele viajou por todo o Brasil ministrando palestras motivacionais, recebeu vários convites para apadrinhar projetos sociais nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Jaguaré/ES e Natal/RN, recentemente assumiu a coordenadoria do paradesporto do Natal/RN e se dedicou a vida pessoal com sua nova família (o atleta casou-se no final de 2008).

Desde o ano passado, o atleta defende a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF/RJ), local onde encontrou uma nova motivação para retornar aos treinos e as competições. Segundo ele, necessitava de uma boa estrutura e profissionais capacitados que pudessem oferecer o suporte necessário para voltar ao cenário paraolímpico em grande estilo.

Para Clodoaldo Silva se destacar em sua nova classe, ele sabe que deverá desenvolver um trabalho de novos conhecimentos e habilidades que até o momento não foram estimulados, com isso seu treinamento está sendo muito intenso para o desenvolvimento das mesmas. A maioria dos atletas da classe S5, possuem impulso na saída do bloco, virada olímpica, ondulação e pernada,

enquanto na classe S4, os atletas não possuem essas habilidades.

Acredito muito no meu potencial, nos profissionais que estão me orientando, e nos atletas que estão nadando ao meu lado ..... Ser campeão em uma nova classe, me motiva muito. Ainda mais, quando sei que essa classe tem um grau de deficiência bem superior a minha., esclarece o atleta.

Para este ano o principal objetivo do Potiguar é conseguir a classificação para o mundial de natação que acontecerá na cidade de Haidhoven ␣ Holanda, no mês de agosto. Em 2011, pretende buscar uma vaga para os jogos Parapan- americanos em Guadalajara ␣ México e em 2012, almeja participar da sua quarta e última paraolimpíada, onde pretende pendurar sua sunga, como ele mesmo diz.

Em 2012, o atleta estará completando 14 anos de pura dedicação ao esporte. Neste período conquistou muitas medalhas, títulos e o reconhecimento da torcida brasileira, provando que as pessoas com deficiência são limitadas mais não incapazes de conquistar seus sonhos e objetivos e de obter um lugar em destaque na sociedade brasileira, independente de ser atleta ou não. Quero alçar novos vôos, contribuindo para que as pessoas com deficiência possam ter o seu merecido espaço e valor, através de projetos sociais do Instituto Clodoaldo Silva, disse.

A etapa regional centro-leste terá as modalidades de atletismo, halterofilismo e natação, que acontecerá na piscina no SESI clube onde Clodoaldo Silva irá nadar as seguintes provas: 50m, 100m e 200m livres; 50m borboleta; 50m costas; 50m peito; 200m medley; e dois revezamentos. resultados nessas nove provas, porém o mais importante é voltar a competir e disputar títulos, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário